2

MS recebe primeira indústria frigorífica de pescados do Brasil

07 out 2024 às 19h14 | Redação

Mato Grosso do Sul se prepara para a instalação da primeira indústria frigorífica de pescados do Brasil focada na produção de tilápia enlatada, localizada em Itaporã, a 234 km de Campo Grande. O anúncio foi feito pelo diretor-executivo da Frescomares, Márcio Rabello, em reunião com o secretário da Semadesc, Jaime Verruck, na última sexta-feira (27).

O novo frigorífico produzirá conservas de filé de tilápia, tilápia ralada e subprodutos como patê. Márcio destacou que o projeto, em desenvolvimento desde 2021, enfrentou desafios, incluindo os impostos pela pandemia, mas agora recebeu autorização para investimento no Distrito Industrial.

Jaime Verruck ressaltou que a iniciativa visa transformar Mato Grosso do Sul em um “Estado multiproteína”, aumentando a relevância da piscicultura no mesmo patamar que a bovinocultura, suinocultura e avicultura. O estado já demonstrou resultados expressivos na exportação de tilápia, movimentando US$ 336 mil em 2024, com um aumento significativo no abate de peixes, que chegou a 16,8 milhões de unidades nos primeiros oito meses do ano.

Em 2022, Mato Grosso do Sul produziu 32 mil toneladas de tilápia, solidificando sua posição no setor pesqueiro, com Selvíria liderando a produção. A nova indústria promete acelerar ainda mais esse crescimento, fortalecendo a piscicultura no estado.